O riso na rua

Certa vez em uma aula de artes no colégio me pediram que eu desenhasse um auto-retrato e o que era a escola para mim. Pois bem, me desenhei vestida de bobo da corte e a escola apareceu como um circo.

A professora não gostou da minha graça, alegando que era muita ousadia de minha parte desenhar o diretor como palhaço. O meu desenho não foi para o mural, mas eu também não fui para a diretoria.

Por ironia do destino, o circo nunca me abandonou. E talvez a professora não tenha reparado, mas é ele que com sua simplicidade nos ensina a superar desafios. A rir dos tombos. E a encontrar valores familiares já esquecidos em nossa sociedade desestruturada.

A lona pode estar furada, o palhaço pode estar descalço, as crianças podem não ter estudo. Mas sempre que entro no circo, me oferecem um belo espetáculo.

E o palhaço? Penso que o diretor deveria orgulhar-se de aparecer assim, no meu desenho. O palhaço é a alma do circo. A leveza que devemos ter na hora em que nosso ego infla por termos alcançado o que parecia inatingível. O palhaço nos lembra que somos humanos e que a perfeição pode ser ridícula.

Quem nunca foi ao circo e depois de ficar estarrecido com o número impecável de facas sendo lançadas ao ar não se viu gargalhando logo que o palhaço entrou no palco e tentou fazer o mesmo?

O palhaço erra. Se corta. Sangra. Chora e critica.

Tentar imitar a perfeição de forma estabanada é o número clownesco chamado “Toni de reprise”. E foi assim que o palhaço Piolim, nascido no dia do circo (27 de março), iniciou sua carreira.

Por esse motivo ele será o homenageado desse final de semana pelo projeto “O riso na rua”, que acontecerá no Sesc Pompéia. As atrações estão bem interessantes, trazendo desde os números clássicos do circo até os mais exóticos como a apresentação do “Grandessíssimo circo das pulgas”. Quem for, poderá me encontrar por lá.

Quer saber mais? Clica aqui ó.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s