Arts and Craft Design

A falta de atualização por aqui tem alguns motivos felizes. Um deles é o curso de Arts and Craft Design que estou fazendo em tempo integral aqui na Irlanda.

Quando vim para cá, decidi que gostaria de explorar melhor coisas que sempre me interessaram mas que eu ainda não tinha parado para me dedicar. Com a rotina corrida e estressante de São Paulo, diversas vezes eu me peguei com o olhar perdido em uma cozinha minúscula de escritório, pensando como seria bom me conhecer melhor e me permitir ter novas experiências. Mas o café que me sustentaria até o final da tarde logo acabava e eu teria que entrar em uma outra reunião.

Eu não tinha a pretensão de viver viajando enquanto fazia home office pelo mundo. Eu só achava que a vida é muito longa para gastarmos com uma única profissão. Uma única especialidade. Fechando as portas para qualquer outro talento que você possa a vir desenvolver mesmo se, no final das contas, ele não lhe render o mesmo dinheiro que você já conquistou.

 E se eu fosse uma excelente cozinheira? E se de repente eu sou uma ótima ilustradora? Vai que eu me dou super bem em artes circenses…

Eu precisava me dar a chance de aprender coisas que sempre gostei. E foi assim que fiz meu primeiro curso de Design de Jóias. Meses depois, ao fim do curso, eu já estava na terceira entrevista do processo seletivo para estudar Arts and Craft Design, sem saber ao certo o que me esperava.

Passados os meses de descobertas e adaptações, agora já sei trabalhar com estampas, esculturas, bordado, corte e costura, feltragem artesanal (molhada e seca), stencil, ilustração, tintas, lãs, linhas e crochê. Participei de workshops com especialistas em Patchwork tradicional e modelagem e bordado em materiais solúveis. No final do ano, passamos uma semana juntos fazendo velas e sabonetes artesanais como presentes de Natal para relaxar um pouco.

Foram meses de dedicação e já faço apliques, bolsas, almofadas, bonecos e esculturas. Misturo técnicas. Tenho uma nova turma de amigas que, por termos interesses em comum, tornam as conversas e trocas de experiências ainda mais deliciosas. Elas me ensinam muito sobre a cultura irlandesa e eu busco trazer muito do Brasil para meus trabalhos também.

E apesar de muitas aulas serem práticas, todo trabalho passa por uma avaliação teórica. Isso significa que é necessário fundamentar cada peça apresentada em uma ampla e profunda pesquisa que descreva referências e construção da ideia final. Nos reunimos, exibimos a pesquisa, defendemos o conteúdo e o grupo avalia pontos fortes e fracos. A partir disso, podemos fortalecer o trabalho de exploração teórica e aplicar mudanças no produto.

Também temos aulas de comunicação e marketing, design e “work experience”- todas aulas teóricas que tem por intenção profissionalizar as técnicas aprendidas.

Aos poucos, irei compartilhar mais um pouco dos trabalhos que ando realizando por aqui. Por enquanto, tenho focado em aprender e explorar até encontrar qual será meu caminho dentro dessa experiência tão rica.

Aos amigos que já trabalham com Craft: estou chegando e adoro papear.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s