7 dias fora do Facebook

De tempos em tempos redesenho objetivos e estratégias para trazer novas coisas para a minha vida. É um encerrar ciclos para abrir espaços super consciente.

Um dos meus novos objetivos de vida ( depois de ter lido Tim Ferriss) era separar meu acesso à internet em turnos.

Exemplo: de segunda à sexta-feira acessar por uma hora pelas manhãs, no horário do almoço e uma hora ao final da tarde. Sábados e domingos sem restrições, guiada pelo bom senso.

E as coisas estavam difíceis, mas no meio do caminho tive que viajar. Durante as viagens é muito comum que os turnos sejam naturalmente aderidos, já que na maioria das vezes eu fico sem acesso à internet e só checo atualizações quando paro para descansar e encontro um wifi me esperando.

Foi em uma dessas conexões que encontrei esse texto aqui, que contava em detalhes sobre uma semana fora do Facebook. Era o que eu precisava, o empurrãozinho final.

Estava decidido. Voltei para casa e desativei a minha conta por 7 dias. Aumentei o som e fui reler meu planejamento de coisas que eu queria fazer.

O que mudou nessa semana?

1) Revistas

Eu já estava lendo um livro super incrível, mas não encontrava hora para por em dia a leitura das inúmeras revistas que eu saio comprando por onde eu passo (é vício, eu sei). Sem vida dos outros para ler, fui me preocupar com a minha…e foi ótimo!

2) Sem ansiedade

Fui ouvir meu som na academia e nenhuma notificação atrapalhou minha concentração. Fiz meu exercício e saí leve e despreocupada, sem absolutamente NENHUMA mensagem para ver/ compartilhar ou responder. Foi tão bom que estendi o passeio para um descanso no gramado.

3) Distância

A minha maior preocupação era em relação ao grupo que tinha no Facebook com a minha família. Como estou distante, esse contato é indispensável. Refiz o grupo no Whatsapp e não é que agora a gente compartilha áudio e muito mais fotos (cotidianas) nossas? Isso me fez sentir mais próxima.

4) Amigos de verdade

Eu não deixei de falar com meus amigos. Só que eu mantive contato com aqueles que realmente me importam e se importam comigo também. Nada de justificativas pela minha decisão, com mais tempo sem logar trocamos mais mensagens pessoais e até fizemos ligações para falar da vida. E olha que incrível: a vida de todo mundo tem lado ruim, e nem por isso somos loucos revoltados, minha gente…quase tinha esquecido.

5) Alienação

Em casa não usamos TV. Não recebo jornal. O que significa que a internet é a minha fonte de informação. O Facebook vomita  diz tudo o que eu preciso saber sem esforço algum. Mas para ter informações relevantes eu tenho que ler TANTA groselha que…epa, péra, o Twitter não tem nada disso. E foi assim que eu voltei para o Twitter, essa maravilhosa rede de interesses.

“Facebook: faz você odiar pessoas que você realmente conhece. Twitter: faz você amar pessoas que você nem conhece”

Coincidência ou percepção seletiva, durante minha semana produtiva fora do Facebook, li essa matéria que fala sobre o crescimento de hotéis de luxo nos Estados Unidos que passaram a oferecem “Detox Digital”.

(luxo é ter internet, gente…péra lá…)

Bem, a minha semana fora do Facebook terminou hoje e eu só senti falta de estar logada quando precisei de grupos que falam sobre a região que eu moro. Nada de outro mundo, sobrevivi fazendo minhas próprias buscas.

No celular o aplicativo permanecerá deletado, em seu lugar instalei o Kobo e estou botando fé que me acostumarei a ler nessa tela.

O saldo foi bem positivo e acho que daqui pra frente acessarei apenas nos dias em que postar aqui, para atualizar a Fan Page. \o/

il_570xN.663638689_d7ef

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s