Com que escola eu vou? Montessori?

A linha pedagógica foi adotada por boa parte das creches europeias, em especial no Reino Unido. Quando morei na Irlanda, pesquisei melhor para entender as opções que eu teria em um futuro próximo, e fiquei feliz com o que descobri.

Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina na Itália e focou seus estudos clínicos na observação e experimentos em crianças com e sem necessidades específicas.

Por acreditar que a educação é uma conquista individual de cada criança, o método se baseia em essência por dar a estrutura adequada para que as crianças desenvolvam autonomia. Por isso é comum salas de aula amplas, com móveis na altura das crianças e turma com alunos de diferentes faixas etárias, para que elas mesmas guiem-se, com a mínima interferência dos adultos. A isso, ela chamou de educar com liberdade, promovendo um ambiente de confiança e autoestima.

Também famoso por crer na cooperação e não na competição como ambiente de aprendizado, o método chocou modelos tradicionais. Como mãe, ao visitar a escola Montessori na Irlanda, fiquei encantada com o espaço e resolvi que estudando ou não naquela escola, eu gostaria que minha filha tivesse um quarto em que pudesse estar sozinha, sem riscos, se desenvolvendo de maneira independente.

Vale reforçar que o método considera que todo espaço é um espaço de conhecimento, então as crianças devem ter liberdade de circular livremente e exercer a autodisciplina.

O retorno ao Brasil tornou a escolha do Ensino Montessori um pouco mais distante: há poucas escolas que de fato são adeptas ao método. Mas não é incomum encontrar aquelas que dizem que “também são inspiradas por ele” – pois bem, zona cinzenta de escolha. Preferi continuar a busca e fazer valer os ensinamentos dentro de casa. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s