Brincadeiras Fantásticas

Brincar, crescer e viver. Tudo junto, ao mesmo tempo, acontecendo. Quando nasce a família o brincar é muitas vezes visto com o peso da obrigação, no lugar de ser uma oportunidade para a gente ser o que se é, sem medo de ser ridículo. Brincar é parte do autoconhecimento da criança e do adulto, claro.

Há que se entender o que, dentro de nós, quer brincar. Afinal, não é toda brincadeira que apetece, não é mesmo? Já sei que gosto de brincar com palavras, sempre gostei, então já levanto a bandeira da brincadeira quando rola aquela brecha silenciosa.

Foi assim que inventamos o “Você parece….” – um jogo de palavras que só serve para dar risadas. Parece xingamento, mas não é. Vai ficando tão criativo que faz cócegas no cérebro e tem vezes que até parece elogio.

Funciona assim:

“Você sabia que você parece…

um rinoceronte com dor de dente?

uma aranha estrábica?

um elefante quando espirra?

uma joaninha com joanete?

um tigre de bengala banguela?

um peixe elétrico com soluço?

uma pulga bailarina?

um javali quando ri?

um camelo com cabelo?

um polvo com peruca?”

E por aí vai…o Reino Animal é mesmo inspirador. No início é comum que só o adulto fale, mas logo depois das primeiras risadas a criança se inspira pra falar alguma coisa sem pé nem cabeça, e aí sim começa a diversão. Ah! tem também a possibilidade de desenhar tudo o que foi dito, em uma selva muito louca.

Não é assiiim um jogo. Nem assiim uma brincadeira. Mas sabe quando você precisa finalizar o jantar mas a criança está atrás querendo brincar? Ou quando a comida do restaurante ainda não chegou? Ou até quando falta paciência mas sobra trânsito antes de chegar em casa? Você lança o “Você parece…” que os minutos passam logo. .

Obs. Essa imagem lindona que ilustra o post é do Garatujas Fantásticas, um projeto do estúdio de criação de conteúdo para crianças, do Estúdio Voador. Vale o clique 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s